Make your own free website on Tripod.com

O BALANÇO DO NEOLIBERALISMO 

O neoliberalismo nasceu após a II Guerra Mundial, seu objetivo era não limitar os mecanismos de mercado por parte do estado, pois acreditava-se que a política dos Estados de bem-estar, destruiria a liberdade dos cidadãos e a vitalidade da concorrência.

Quando em 1973, com a crise econômica da pós-guerra, o neoliberalismo ganhou força. O s neoliberais afirmavam que as crises eram conseqüências do poder dos sindicatos e da acumulação capitalista. Estes processos destruía os lucros das empresas e gerava aumento de inflação. A solução era romper o poder dos sindicatos e agir com o livre mercado. Estas ações representaria queda de juros e uma saudável desigualdade, pois os mercados é que iriam dinamizar as economias. Somente em 1979, com o governo Tacher é que se conseguiu por em prática o programa neoliberal. As medidas de governos prioritárias foram:

Nos EUA o neoliberalismo foi implantado em 1980. Como quase não existia um Estado de bem-estar, eles seguiram para uma competição militar com a antiga URSS. No campo político e econômico as medidas foram:

Eles gastaram demasiadamente com armamentos que criou um déficit público histórico no país.

Em todos os outros países que implantavam o neoliberalismo as medidas foram mais amenas, deram ênfase na parte orçamentária e nas reformas fiscais e não fizeram cortes brutais em gastos sociais.

Porém em alguns países como: França. Espanha, Portugal, Itália e Grécia os governos foram mais conservadores e de esquerda, implantando políticas alternativas como:

Porém estes projetos fracassaram pois estes governos socialistas se viram pressionados pelos mercados financeiros internacionais. Ou eles seguiam a política neoliberalista, ou seriam totalmente excluídos do mundo globalizado.

Como o neoliberalismo estava tomando proporções gigantescas, quem não se incluísse a esta política sofreria pressões ou tentação neoliberal. Com isso o mundo vai se adequando a esta grande transformação. O que não sabemos é se o neoliberalismo é um movimento ainda inacabado. Porém já se conclui que economicamente o neoliberalismo fracassou, mas socialmente ele já conseguiu êxito negativo, pois criou sociedades bem mais desiguais.

Voltar